top of page

A História do Brechó

Vejam só os absurdos que o povo inventa. Um desses absurdos diz que o brechó era a marca de uma fábrica de roupas usadas, que um gaúcho de ascendência alemã abriu num subúrbio de Porto Alegre por volta de 1930.

É uma hipótese que não tem nem pé nem cabeça. Não existem fábricas de roupas usadas. Se as roupas são usadas, é sinal de que elas não são novas.

E é o que mais se aproxima da verdade histórica, que apareceu no Rio de Janeiro no final do século 19. O cidadão era um mascate nascido na França, e que se chamava Belchior. Virou em seguida Brechó em razão de uma corruptela que mereceu até o comentário de uma crônica de Machado de Assis.

Pois bem, brechó com o tempo virou loja de roupas e sapatos que já tinham sido vestidos por um primeiro dono. Nada. de excepcional nisso. Se o primeiro dono foi cuidadoso e vendeu sua roupa ou seu calçado pensando que o próximo precisa de umas roupas ou um par chique de sapato, o circuito está fechado.

Em tempo. É bem provável que Belchior tenha morrido sem saber que seu nome seria dado a um tipo de comércio. E tampouco soube que esse comércio pode ser muitíssimo chique.

Os brechós e oficinas de customização de roupas estão crescendo a cada dia e caminhando juntos a conscientização dos clientes. Pensando nisso, empresas e consumidores começam a apostar na economia circular, um movimento que pretende acabar com o desperdício de material têxtil e que envolve desde a confecção de peças com materiais renováveis, até mesmo a transformação de peças em novos itens ou reuso delas.

Refletir e avaliar os impactos do próprio consumo antes mesmo de chegar ao guarda-roupa é o primeiro passo para quem deseja rever hábitos. A partir dessa discussão, propomos algumas ações como valorizar a mão de obra e produtos locais, e comprar produtos seminovos ao invés de novos. É preciso reduzir, reutilizar e reciclar para se tornar um consumidor mais consciente.

Por isso decidimos junto com o Moms do Abc criar o CIRCULÔ, um brechó muito cuidadoso na sua curadoria ( seleção das peças) e muito atrativo para nossas clientes. Bora CIRCULAR pessoal!!


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page